Fundos Solidários

O projeto nacional Fundos Solidários é executado aqui na Região Sul do Brasil pelo CAMP. No âmbito das propostas para as políticas de fomento à economia solidária, os fundos rotativos solidários são uma importante política de fomento à economia solidária e constituem uma metodologia de financiamento e de serviço às atividades produtivas de caráter associativo, mediante compromissos devolutivos voluntários.

Na região Sul, há várias experiências com fundos solidários, algumas já com duas décadas de apoio a grupos comunitários, com objetivo de fomentar alternativas de trabalho e renda associativas e solidárias. Os projetos destes fundos solidários são determinantes na viabilização de empreendimentos econômicos solidários. Isto justifica a importância de mapear estas experiências para conhecê-las e divulgá-las melhor e para organizar informações que vão subsidiar a proposição de uma política pública para fundos solidários e para constituir uma rede dos fundos solidários.

O projeto Fundos Solidários da Região Sul visa mapear e debater a realidade dos Fundos Solidários na Região Sul do Brasil, sistematizar as suas linhas de ação e metodologias de gestão, analisar os seus resultados com prioridade para geração de trabalho e renda e fortalecimento de empreendimentos solidários e sustentáveis. Objetiva também capacitar lideranças sobre a gestão de fundos rotativos solidários e articular ações em rede estadual, regional e nacional.

Os parceiros que compõem o Conselho Gestor do projeto são: Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL), CARITAS Regional Rio Grande do Sul, CARITAS Regional Santa Catarina,fundação Luterana de Diaconia RS (FLD), CARITAS Diocesana de Ponta Grossa e representante do Fórum Estadual de Economia Solidária do Estes parceiros compõem o Conselho Gestor do Projeto, que tem como atribuições: acompanhar e monitorar as ações do projeto; identificar experiências de fundos solidários em seus respectivos estados para o mapeamento que será realizado pelo projeto; auxiliar na construção dos referenciais teórico-metodológicos do projeto; participar da construção de uma agenda política nos estados, para identificar potenciais parceiros para ampliação de Fundos Solidários na região sul e nos estados.

O Projeto Fundos Solidários na Região Sul é fruto de uma seleção Pública e do CONVÊNIO SENAES/MTE – CAMP Nº:749630/2010.

Quer conhecer um pouco mais sobre o projeto?Acesse http://fundosolsul.blogspot.com.br/